outros números

resenhas

dicionário crítico
(verbetes)

seção arquivo

informativo

contato
(e colaborações)




Cálcio

de Pádua Fernandes

Lisboa: Averno, 2012


A justiça dos elementos

por Leonardo D'Ávila

Pádua Fernandes, em seu recente livro de poemas intitulado Cálcio, publicado em Lisboa pela Averno em 2012, perfaz um caminho que vai da indignação ao esgotamento. Um deslocamento tão abrupto que já não há tempo para o sarcasmo de seu Cinco Lugares da Fúria (Hedra, 2008) e tampouco há espaço para a rica simbologia de Código Negro, lançado este mês pela editora Cultura e Barbárie. Das páginas de Cálcio exsurgem constantes “homenagens” a atos de violência ou figuras públicas, as quais ganham um tom que mistura um certo “Eu acuso” com a dureza de uma linguagem científica em uma versificação cuidadosa. À medida em que se avança em suas páginas, porém, observa-se uma abdicação do corpo que dá lugar ao puro osso, gesto pelo qual beira uma metafísica de quando um soco na boca já não causa qualquer dor. Se em autores como Rubem Fonseca ou mesmo em fragmentos dolorosos da parte de pós-tropicalistas como Waly Salomão a temática do sangue predominou, marcando aquela geração, Pádua Fernandes passa nesse seu novo livro a ir além do celular e partir ao puro mineral: seja o cálcio sob valas comuns, o ferro das grades das prisões ou o carbono resultante das cinzas. Trata-se de “querer a mandíbula como se quer o amor” (p. 39), ou seja, qualquer paixão ou revolta ficam na obrigação de se relacionarem imediatamente com o osso da mandíbula, sem que haja tempo para haver saudade da carne da boca: o autor se indaga sobre o fóssil ou o mineral que resta, não mais o sangue derramado, o qual apontaria, com maior facilidade, a uma violência pura. Com ou uma etnologia do imaginário ou uma cartografia do absurdo, o leitor é levado a uma desconfortável latência na qual subsistem perante si apenas fósseis e lei.

Essa empreitada não faz da escrita um meio para essa posição. Muito pelo contrário, o próprio proceder é de uma aridez de um deserto que já não pode mais ser digno como fonte de tentações e quimeras à maneira de Santo Antão de Flaubert. Em sua escrita, pois, não há simbologias. O sentido é claro e as metáforas chegam a escancarar alguma sorte de referência. Isto se vê, por exemplo, em determinadas passagens em que fica explícita a violência contra os professores, ossos ocultados pelo poder público ou mesmo o doutoramento de um secretário de educação na hora de uma refeição. O problema é justamente que essas aparentes relações escancaradas não perfazem nenhuma construção de crítica tradicional e, muito mais do que isso, deixam de ser dignas de qualquer reverência, quando vão sendo desmontadas até o ponto mais profundo de onde restam átomos e alfabeto. Esses lapsos de realidade que advêm em versos bastante regulares e com uma sintaxe bem trabalhada não se poupam de tautologias, do estilo “vivo ou não, não andará; isso basta para as ruas; / andando ou não, jamais / estará vivo; / isso basta para a segurança” (p. 12). Nessa condição não há mais possibilidade de a cidade formar um corpo, pois somente forma algum espectro de corpo quando está dilacerada, da mesma forma que não se pode mais ver a cidade propriamente, “basta cegá-la para se ver que ela tinha olhos” (p. 13). Esses círculos sem vértice são abundantes e rompem com alguma causalidade que seria capaz de se comparar diversos tipos de violência: pois apenas quando se morre é que se descobre que se estava vivo.

Pádua Fernandes já não mantém a Fúria dos corpos de rebelião no mesmo lugar de antes, já que a violência passa a ser compreendida não mais com o vestígio de sangue na cena do crime, mas tão somente em colossos, como os dentes que sobram ou os memoriais de concreto. Por isso, o sangue, mais do que ter secado, já se decompôs completamente pela ação dos micróbios ou pela chama do fogo. Esse ponto de vista atinge seu cúmulo principalmente quando entrevê uma forma de reação apenas da parte da natureza, por exemplo, para a favela queimada: “deixe os corpos sobre a terra; vão aquecer-se de dia, esfriar-se à noite. Essa é a justiça dos elementos” (p. 76). Cálcio é um metódico percurso rumo a uma escrita que evidencia o ponto de vista anestésico de seu tempo à beira de chegar ao extremo no qual não há mais corpo orgânico.

O livro é fruto de uma época em que, na dita Comissão de Verdade, a verdade não pode mais doer. O limiar do cálcio põe à prova a seriedade de um intuito de anamnese para com o terrorismo de Estado, quando a prática que em última instância predominou no Brasil não foi exatamente o fazer esquecer, mas antes de mais nada, um esforço de decomposição até o nada. Por fogo, pela lei ou por bactérias e fungos, moldam-se ou se desfazem em detritos o homem ou a cidade, não sendo possível formar mais corpo nenhum, mas, ao final, sobra o osso ou o ferro oxidado que respiram novamente, na medida em que “é a terra que respira em nós” (p. 118). A poesia de Pádua Fernandes, que, dessa vez, tomou como ponto de partida o mineral em vez do orgânico, não vem para dar qualquer lição e tampouco quer chegar a algum corpo abstrato para além do puro e cru material. Sua estratégia está na exposição nua do absurdo, como em relembrar a barragem enquanto uma grande lápide de cimento sobre o Xingu, sem explicação, já que não houve tempo para julgamento. E se, a princípio, esse gesto pode parecer o de um ascetismo descabido, o vestígio fóssil na sua pura crueza de mineral, por mais que não seja o melhor veículo a um testemunho, traz uma série de questões urgentes e perante elas intenta uma forma própria de saber. Enquanto Benjamin, há um século, notou com perspicácia um declínio da experiência num mundo em que bombas e flagelos transformaram tudo exceto as nuvens do céu e que, no centro das forças de transformação, insistia ainda o frágil corpo humano, Cálcio convida à reflexão a partir da inversão dessa equação:

os dentes flutuam no céu
para nós, é o que resta do sorriso

os dentes substituem o céu
este sorriso substitui-nos (p. 40)


A justiça dos elementos tem como única teleologia possível a hierarquia oriunda da tabela periódica e toma como ponto de partida para sua poesia o minério, estado em que os elementos podem fazer parte de um todo e talvez o derradeiro momento em que torturador e torturado estejam, de alguma forma, em igualdade de condições.

Minos é mais
(André Vallias)

Voo e latidos
(Pádua Fernandes)

[ Edicão integral ]

 


é um panfleto político-cultural, publicado pela editora Cultura e Barbárie: http://www.culturaebarbarie.org
De periodicidade quinzenal, está na rede desde janeiro de 2009.
Editores: Alexandre Nodari e Flávia Cera.