... Em uma consulta com o tarólogo e curandeiro mestre Barbarralah...
- Mestre Barbarralah, nas próximas eleições eu voto no Serra ou na Dilma? Quem vai ganhar?
- Vejamos o que dizem as cartas... Sinto que o futuro está para:

- O louco? O que significa isso mestre? Significa que vai ganhar o Serra?
- Não.
- É a Dilma que vai ficar louca com tanta pressão?
- Também não.
- E o que é então?
- Olha a boca. Cadê a palavra mágica?
- ... p o r f a v o r ...
- Enfim: o louco quer dizer que chegam notícias novas e que levam por caminhos inesperados.
- Ah é?
- Sim, o louco caminha por si ao mesmo tempo considerando o mundo, mas a partir de uma ótica própria. Caminha em direção do que acredita e os tropeços trazem surpresas, ele permite a chegada de novidades e de novas possibilidades de pensamento.
- Ele é um coringa? O Obama foi retratado como coringa recenetemente... Ele vai tomar a Amazônia e ser presidente do Brasil?
- Não não, aqueles norte-americanos que o retrataram assim são só uns idiotas. Sim, o coringa é uma carta que pode mudar o jogo quando tudo parece estar perdido. Mas só neste sentido estrito pode-se comparar esta figura com um coringa. Acontece que haverá um novo candidato ou uma nova candidata que fará o circo pegar fogo. As eleições podem tomar um rumo que não se espera.
- Ela vai ganhar então, mestre?
- Isso ainda não dá para saber. E o fato de não se saber é o melhor disso. Só posso dizer que agora nada está definido e tudo pode acontecer, inclusive no campo das idéias. Já que falaste em Amazônia, o louco é frequentemente associado à figura de São Francisco de Assis, amante de todas as criaturas vivas e das plantas. Ele foi atrás daquilo que pensou e fundou uma verdadeira revolução na instituição em que fazia parte.
- Mas a Igreja continuou corrupta...
- Boas idéias são sempre distorcidas pelas figuras mesquinhas, que sempre são maioria. Mas o que fica é a experiência e a mudança inevitável que as pessoas grandes criam.
- Hmmm... Ah, mais umas coisa mestre: por que as criaturas vivas e as plantas? As plantas, por acaso não são vivas também? Hem, hem?
- Depende... Quanto à soja transgênica, por exemplo, sempre fica uma dúvida.
- Bom saber. Muito obrigado mestre Barbarralah.
- Não há de quê.