Proposta pro Clube de leituras: A razão populista, de Ernesto Laclau

| | Comentários (17)
51hhjaUMYnL._SL500_AA240_.jpg
A idéia era antiga, mas ontem, conversando com o Hugo Albuquerque, decidi tentar colocá-la em prática. Como mesmo setores do PT passam a admitir que o conceito de "populismo" está na ordem do dia, talvez seja interessante debatermos o que diabos atende pelo nome de populismo. Pra isso, nada melhor do que partir do pensador que mais se esforça pra conceitualizá-lo sem prejuízos de valor. Refiro-me, evidentemente, ao argentino Ernesto Laclau, e ao seu espetacular On Populist Reason (há uma excelente tradução ao espanhol, que foi a que eu li). Laclau faz um belo casamento entre pensamento de esquerda e psicanálise (que concorda em muitos pontos com o ponto de vista de Alemán, sobre o qual Flávia Cera escreveu aqui) e foi, provavelmente, o pensador contemporâneo que mais me impactou depois de Agamben - o La Razón Populista foi, sem dúvida, o melhor livro que li ano passado. Indo ao ponto: proponho que façamos um Clube de Leituras a partir do livro. As duas experiências anteriores foram ótimas, e acredito que essa possa ser ainda mais. Poderíamos marcar pra daqui a um mês e meio, dois meses, pra dar tempo dos interessados que não tenham o livro, o adquiram. Se não fosse tão grande, eu scaneava (mas apesar de grande, a leitura é maravilhosa). Quem topa? Pra quando marcamos?

Atualização: aos que não conseguirem o livro e quiserem me participar, me avisem que eu providencio uma fotocópia e envio por correio.

Atualização 2: a discussão está confirmada! Por ora, pré-agendada pra maio. Em Março, podemos reavaliar a data. Aos que lêem em inglês, há um link, em comentário do Antonio Barros, para o .pdf do livro no original. Aos que preferem em espanhol e tiverem dificuldades de encontrar o livro pra vender, podem entrar em contato comigo por email (alexandre ponto nodari arroba gmail ponto com) que envio uma fotocópia por correio.

17 Comentários

Alexandre, eu não participei das edições anteriores do clube de leitura, e gostaria de participar da próxima. Entretanto, não consegui encontrar o livro em nenhuma livraria brasileira. No momento, o título não está disponível para venda nem sequer na página da editora.

Um abraço!


Caro Fabiano: será muito bacana a sua participação. A solução talvez seja eu fazer uma fotocópia e te enviar pro correio. Vamos esperar pra ver se teremos quórum, que daí combinamos direitinho. Abraço


Alexandre,

Em primeiro lugar, desculpe estar respondendo só agora - ontem foi um dia dantesco, além das ocupações com o CA, as chuvas que caíram por aqui somadas com incompetência inacreditável desses excrementos que querem recuperar a Presidência da República, me deixaram ilhado e acabei dormindo na casa de um amigo meu que estava sem Internet. Desabafo feito, partamos para a questão: Adoraria participar sim desse Clube de Leituras, mas também preciso de alguma cópia do livro - e estou bem nessa pegada, estamos inclusive montando um Grupo de Estudos no CA sobre Ciência Política.

um abraço


Certo Hugo, providencio uma cópia pra v. também. Pra quando marcamos? Alguma sugestão?


Alexandre,

Depende, quantas páginas o livro tem? Para mim daqui a dois ou três meses dependendo do tamanho dele - Maio seria um mês bom porque não tenho provas.

abraço


Alexandre,


a ideia me parece boa. Escreva-me um mensagem que eu te responderei informando meu endereço. Quando você souber o valor da cópia e do custo de envio, informe-me o número da sua conta corrente. Sobre a data, eu sugiro que esperemos a chegada das cópias. Sem o livro em mãos, acho difícil propor uma data.


Um abraço!


Oi!

Também quero participar do clube de leituras. Ainda mais porque já estou às voltas com o livro. É leitura das mais instigantes. Estou com a versão do livro em espanhol e tem 310 páginas.

Um abração,

Diego.


Alexandre,

Eu mantenho minha proposta para Maio e pode me mandar em PDF mesmo a edição em espanhol.

um abraço


Alexandre, para mim, abril já seria uma data boa, mas se maio for melhor para os outros, tudo bem.


Abraços!


Hugo, Fabiano: vou tirar então uma fotocópia do livro (xerox mesmo, pra scanear é muito grande, e além disso, meu scanner decidiu parar de funcionar). Vocês poderiam me mandar email - alexandre.nodari arroba gmail ponto com passando os endereços de vocês? Por ora, ficamos pré-agendados pra maio, qualquer coisa, adiantamos ou atrasamos. Abraços


Caro Alexandre:

Depois de um longo e tenebroso inverno, no qual passei escrevendo a tese, estou de volta ao seu blog, ansioso por participar deste novo Clube.

Já encomendei meu livro. Devo recebê-lo antes do carnaval, se tudo correr bem. Espero a confirmação da data.

Contem comigo.

Um abraço


Antonio,


onde você encontrou o livro à venda? Eu não achei em nenhuma livraria brasileira, nem na página da editora.


Fabiano:

Encontrei a edição em espanhol, do Fondo de Cultura, na Saraiva virtual. Liguei antes para me certificar de que eles de fato tinham o livro em estoque. (Ainda estou desconfiado de que eles podem dar para trás; mas quem sabe não.)

Boa sorte.

Abraço.


Antonio, muito obrigado pela informação. Eu tinha feito uma busca na página da livraria Saraiva, mas não encontrara o livro. Simplesmente não tinha pesquisado na seção “livros importados”...


Alexandre, comprei o livro na Saraiva. Sinceramente, não estou muito confiante de que o receberei, porque o pedido está sujeito à disponibilidade no fornecedor e, afinal, o livro está esgotado. Caso eu não o receba, entrarei em contato para te pedir que me envie uma fotocópia. De todo modo, desde já agradeço sua gentileza.


Abraços a todos!


Galera:

Não sei se vcs conhecem o Gigapedia. Trata-se de um site que disponibiliza vários livros para download gratuito. Basta criar um login e uma senha para ter acesso a vários livros via rapidshare, ifile etc. É bem seguro (eu garanto).

Encontrei lá um PDF com a versão em inglês do livro do Laclau:

http://gigapedia.com/items/114646/on-populist-reason

Basta fazer o cadastro para ter acesso aos links. Isso deve ajudar a galera que não tem acesso ao livro.

Um abraço!


Antonio: bom ter v. de volta por aqui e melhor ainda ter v., bem como o Diego na discussão sobre o Laclau. Hugo: v. prefere fazer o download do livro em inglês ou que eu te mande uma fotocópia da tradução pro espanhol? Fabiano: caso v. precise da fotocópia, é so me mandar email com teu endereço. Abraços a todos!


Alexandre,

Eu leio em inglês mesmo, valeu!

abraço


Página Principal

"Direito de ser traduzido, reproduzido e deformado
em todas as línguas"

Alexandre Nodari

é doutorando em Teoria Literária (no CPGL/UFSC), sob a orientação de Raúl Antelo; bolsista do CNPq. Desenvolve pesquisa sobre o conceito de censura.
Editor do
SOPRO.

Currículo Lattes







Alguns textos

"a posse contra a propriedade" (dissertação de mestrado)

O pensamento do fim
(Em: O comum e a experiência da linguagem)

O perjúrio absoluto
(Sobre a universalidade da Antropofagia)

"o Brasil é um grilo de seis milhões de quilômetros talhado em Tordesilhas":
notas sobre o Direito Antropofágico

A censura já não precisa mais de si mesma:
entrevista ao jornal literário urtiga!

Grilar o improfanável:
o estado de exceção e a poética antropofágica

"Modernismo obnubilado:
Araripe Jr. precursor da Antropofagia

O que as datilógrafas liam enquanto seus escrivães escreviam
a História da Filha do Rei, de Oswald de Andrade

Um antropófago em Hollywood:
Oswald espectador de Valentino

Bartleby e a paixão da apatia

O que é um bandido?
(Sobre o plebiscito do desarmamento)

A alegria da decepção
(Resenha de A prova dos nove)

...nada é acidental
(Resenha de quando todos os acidentes acontecem)

Entrevista com Raúl Antelo


Work-in-progress

O que é o terror?

A invenção do inimigo:
terrorismo e democracia

Censura, um paradigma

Perjúrio: o seqüestro dos significantes na teoria da ação comunicativa

Para além dos direitos autorais

Arte, política e censura

Censura, arte e política

Catão e Platão:
poetas, filósofos, censores






Bibliotecas livres:



Visito:



Comentários recentes









Site Meter



Movable Type

Powered by Movable Type 4.1